quarta-feira, 8 de maio de 2024

O estresse com aliado

                                  



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                    O ESTRESSE COMO ALIADO

Jamais devemos esquecer que nosso corpo e nossa mente são indivisíveis, ou seja, o que fazemos com um afeta o outro. Se cuidamos do corpo, cuidaremos também da mente e vice-versa. Tal pensar nos eleva a muitas reflexões, mas nesta conversa psicanalítica, vamos nos ater a importância dos pequenos estresses. Parece estranho colocar o estresse no pódio, mas sim, ele é importante em muitos momentos. Então vamos lá!

O eixo hipotálamo-pituitária-adrenal funciona como regulador do estresse, também é responsável por regular as emoções e o humor. É o lugar de origem de certos hormônios como o cortisol e a adrenalina. E veja que interessante: “os pesquisadores que estudam essa região do cérebro descobriram que a exposição a estressores leves do dia a dia, no início da vida, aumenta a capacidade futura de regular emoções e confere resiliência para o resto da vida” (BRACKETT, 2021, p. 48).

Outra pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford chegou a um consenso que as pessoas que vivenciam curtas crises de estresse têm um reforço na imunidade, além de ter um aumento no nível de moléculas que combatem o câncer.

Muitas vezes quando o estresse aparece tendemos a ter vontade de chorar. Quando choramos percebemos que sentimos um certo alívio, um determinado conforto. Isso acontece porque o choro carrega os hormônios do estresse para fora do corpo. Entendemos assim que o choro nos auxilia no combate ao estresse um pouco mais intenso.

Um elemento importante que nos ajuda no desafio de vencer o estresse é o sentimento de gratidão. Um estudo descobriu que a gratidão aumenta os níveis de oxigênio nos tecidos, acelera o processo de cura e fortalece o sistema imunológico. Também o riso, que pode ser espontâneo ou provocado aumenta o fluxo de betaendorfina, que melhoram o humor, e estimula os hormônios do crescimento.

Acresce que, mesmo diante de situações de estresse intenso, as pessoas que cultivam emoções positivas como amor, gratidão, esperança e assim por diante, se mostram menos propensas a desenvolverem sintomas depressivos.

E olha que interessante: o simples fato de saber que terá que fazer um discurso, certamente gera um pouco de estresse, mas o leve, o positivo e, este é tão efetivo que dobra a gravidade dos sintomas de alegria por dois dias.

Então tudo isso nos mostra que as emoções estimulam a liberação de neuroquímicos e hormônios benéficos que nos auxiliam a ter uma vida mais leve. E é isso é tudo o que desejamos!

Um fortíssimo abraço para você!

 

Referência:

BRACKETT, Marc. Permissão para sentir. Trad. Lívia de Almeida. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.


Instagram: baunilha45

sábado, 4 de maio de 2024

Confraria San Martini garante camarotes exclusivos para show da Madonna em Copacabana

   Confraria San Martini garante camarotes exclusivos para show da Madonna em Copacabana




A conceituada Confraria San Martini, em parceria com a Divin Boat, proporcionou uma experiência única para seus associados: camarotes intimistas em pleno mar de Copacabana para assistir ao show da icônica Madonna, no dia 4 de maio.





Os barcos, equipados com todo conforto e segurança, partiram da Marina da Barra, na Barra da Tijuca, e navegaram em direção à praia de Copacabana. Atracados a 200 metros do palco, os camarotes ofereceram uma visão privilegiada do espetáculo mais esperado do século!






Mais informações pelo Instagram do Riccardo San Martini - @mr.sanmartini - CEO da Confraria San Martini.




#MadonnaEmCopacabana #CamaroteIntimista #ExperiênciaÚnica #SanMartini #DivinBoat


Crédito de imagens: Acervo Pessoal/Divulgação
Assessoria de imprensa Livia Rosa Santana

sexta-feira, 3 de maio de 2024

​ Celebridades prestigiam festa luxuosa em São Paulo

   ​ Celebridades prestigiam festa luxuosa em São Paulo


Thiago Oliveira, Didi Wagner e Emicida ( Crédito: Alê Virgílio)


Na noite desta quinta-feira​ (02), uma famosa revista sobre moda, estilo e cultura para os homens (GQ Brasil), comemorou o seu 13º aniversário e o prêmio Creativity Awards, cujos homenageados mostraram o seu legado criativo na edição de abril de 2024. Os apresentadores Thiago Oliveira, Didi Wagner e Paulo Vieira prestigiaram o evento comandado por KL Jay, nome artístico de Kleber Geraldo, integrante do grupo Racionais MC’s e representante da “velha escola” do Hip Hop paulista.


A festa ocupou um enorme estúdio fotográfico, na Barra Funda, localizado na região oeste de São Paulo e contou com nomes como Emicida, Marina Santa Helena e João Lucas entre os convidados. A produtora Bruna Matuti, o ator Pedro Neschling e o cantor Projota completaram o time de estrelas da noite.

O Ava Art Festival prossegue até domingo no Centro de Arte, Cultura e Criação Enokojima no Japão




Artistas brasileiros, finlandeses, coreanos e japoneses apresentam até domingo (5/05) a diversidade de seus estilos em obras de intensidades, cores diversas, comemorando dez anos de existência do Ava Art Festival, criado em 2014, e que reuniu artistas finlandeses e brasileiros no próprio Enokojima. A curadoria é do conceituado Edson Cardoso confirmando a importância da Ava Galleria na divulgação das artes.

Disponibilizadas em várias salas do Enokojima, a mostra pode ser visitada até o dia 05 de maio, das 12h às 19h, e no domingo, das 12h às 15h, com censura livre e gratuita.

A tradição artística japonesa que é um tesouro cultural que se desdobra em diversas formas de expressão, enraizadas em séculos de história e influenciadas por uma profunda conexão com a natureza, espiritualidade e estética, ganha reforço de artistas vindos de várias partes do mundo neste festival que já é referência em Osaka.

Reunidos pela sensibilidade artística do curador Edson Cardoso, os artistas que se apresentam neste festival são:

Brasil – Agatha Faveri, Alzira Chaloub, Amanda Padovani, Angela Vielitz, Ana Amelia, Clara Fleiuss, Claudia Sperb, Daniel Piras, Daniele Bloris, Eduardo Valdetaro, Elisa Murgel, Elizabeth Wortsman, Giose, Giselle Faganello, Glauco Cibella, Guilherme Quintanilha, Hanne Hansel, Homero Ribeiro, Isabella Leme Villapando, Izan, Júlia d’Paula, Laura Figueiredo-Brandt, Lourdes Maria, Marcelo Côrtes, Marcia Fixel, Marcos Felix, Maria Francisca, Maria Helena Messeder, Marilene Tapias, Mirta, Monica Doin, Monica Ishiba, Nelly Gutmacher, Neuza Nazar Petti, Paula Queiroz, Paulo Pino, Rafael Ferraraccio, Renata Barreto, Rodrigo Ganem, Rodrigo Yasuda, Rosario Barbosa, Siomara Almeida, Solange Greco, Soliveiz, Tataliana, Tathyana Santiago, Tigout, Van Xavier.

Coréia – So-hyun Kim, Su-mi Hwang

Japão – Kanoko Takeuchi, Miki Meguro

Finlândia – Anna Kolehmainen, Birgit Walander, Jari Järnström, Kenttu Keinänen, Kirsti Uimonen, Maija Vanhatapio, Maikki Haapala, Matti, Hyyrynen, Petri Anttonen, Pirjo Hassinen, Pirjo Porttilahti, Raija Kuisma, Riitta Hurme, Riitta Santala-Köykkä, Ritva Larsson, Tuula Kallas, Ulla Maija Vaittinen, Ulla Remes.

De forma itinerante, o Ava Art Festival destaca as obras criadas em papel e a arte japonesa como tema da exposição que já recebeu centenas de visitantes no Rio de Janeiro, e mais recentemente na Ava Galleria Varkaus (Finlândia). 

Para ver o local onde o evento acontece clique no link: https://enoco.jp/enoco360vr.html



Serviço

Exposição: Ava Art Festival

Artistas: coletiva – artistas brasileiros, coreanos, japoneses e finlandeses

Curadoria: Edson Cardoso @cardosoedson_ava

Parceria: Art A3 Gallery @art_a3_gallery

Visitação: até 5 de maio 2024

Dias e horários: até sábado, das 11h às 17h e domingo, das 12h às 15h

Local: Enokojima – Centro de Criação de Artes Culturais Enokojima da Prefeitura de Osaka / ENOCO

Endereço: 2-1-34 Enokojima, Nishi-ku, Osaka 550-0006 www.enokojima-art.jp

Evento gratuito

Censura livre

Assessoria de Imprensa: Gisele Lahoz @giselelahoz

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Ex BBB gasta mais de 50.000 reais para curtir viagem ao Egito

         Ex BBB gasta mais de 50.000 reais para curtir viagem ao Egito 


Vagner Lara se hospedou em apartamento espetacular no Cairo, com vista para as pirâmides




Ex BBB Vagner Lara começou no último dia 23 de abril a sua viagem de encerramento do documentário "The Route", que conta um pouco dos seus 20 anos de peregrinações e caminhadas pelo mundo. Vavá passou por Roma, Assis e agora está curtindo o Egito. Para contemplar as pirâmides,  o ex BBB decidiu procurar uma hospedagem com vista privilegiada.





"O encerramento do meu documentário não poderia ser em outro lugar. É minha primeira vez no Egito e claro que planejei cada detalhe. Esse apartamento foi um achado. Acordo e durmo todos os dias admirando as pirâmides.  Estou realizado.", conta Vavá.  





Além do Egito, Vavá passou por Assis, onde estão enterrados os restos mortais de um dos maiores peregrinos da história, São Francisco de Assis. 





"Essa viagem está sendo incrível.  Viajar ao lado da minha irmã Silvia pela primeira vez e do meu amigo Caio é muito bom. Quando estava organizando o roteiro pensei porque não passar por Assis, é tão perto de Roma? E assim colocamos no roteiro.  Lá é um lugar mágico. Amei conhecer.", diz Vagner. 





O ex BBB e Peregrino está mostrando todos os detalhes no seu Instagram pessoal @vagner_lara.







Fotos: Divulgação 

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Religiosidade tóxica

                                    



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                    RELIGIOSIDADE TÓXICA

Muitas vezes não temos ideia do quanto a nossa expressão de espiritualidade pode ser danosa para outrem. Explico: quando utilizo a Bíblia para criticar as atitudes de qualquer pessoa, sem ter a noção do porquê este indivíduo está agindo da maneira que acredito ser errônea, não estou sendo um bom samaritano.

A questão do exemplo não tem a ver com desculpar a falta, nada disso. A grande questão é entender o motivo que incita o outro da agir da maneira como age. Veja bem, qualquer ação que empreendemos vem balizada por um conceito que a sustenta. Se ajo equivocadamente é porque, muitas vezes, não tenho nem consciência do conceito, ou da ideia que me orienta a agir assim.

Diante disso preciso pensar a respeito, questionando: por que ajo assim? O que me leva a pensar desta forma? Por que não gosto de estar com determinadas pessoas ou ir em alguns lugares mesmo que sejam familiares?

Perguntas como estas e outras, com certeza, podem nos ajudar a orientar nosso pensamento para uma tomada de consciência do que estamos fazendo. Na maioria das vezes nos assustamos ao descobrir que nossas atitudes são tão automáticas e movimentadas pelo inconsciente que não nos damos conta de seus resultados. Neste caso, precisamos entender que o olhar de misericórdia para nós e para outros é muito bem vindo.

O que acontece muito também é algumas visitas que as pessoas insistem em fazer e dizem palavras sem pensar que mais ferem do que curam. Isso é muito preocupante, pois estamos em um tempo em que todos estamos muito fragilizados, vulneráveis e com medo. Diante disso, um abraço acolhedor traz mais paz e vontade de viver do que palavras sem muita cautela.

A religiosidade tóxica está presente em todo lugar e não digo somente com pessoas que se dizem cristãs. Qualquer um que diz ser conhecedor da palavra e acreditar em Jesus deve entender que ao se denominar assim, devem agir como Ele. Amor, misericórdia, paz, longanimidade e segurança eram as bases da ação e das palavras proferidas pelo Grande Mestre. Que sigamos os Seus passos!

Um fortíssimo abraço para você! 


Instagram: baunilha45

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará

          Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará


Artistas consagrados e representantes de comunidades indígenas se reuniram em Belém para celebrar e defender os povos originários em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas.


Fafá de Belém - Foto Mre Gavião


Mais de 8 horas de música e apresentações culturais foram programadas, destacando talentos indígenas como Suraras do Tapajós, Owerá, Eric Terena, Gean Pankaruru, Thaline Karajá e Forró Garotos Apyãwa. Além disso, o evento contou também com Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Dona Onete, Xamã, Viviane Batidão, Maria Gadú, Felipe Cordeiro, Jeff Moraes, Zaynara e Naieme.


Crédito: Matt Souza


Artistas como Alessandra Negrini, Yanna Lavigne, Klebber Toledo e Bruno Gissoni, em um gesto de apoio e solidariedade, participaram da caminhada pelo clima em defesa da terra, rumo ao Complexo Feliz Lusitânia, encerrando de forma marcante a Semana dos Povos Indígenas.


Crédito: Reprodução Instagram
Crédito: Reprodução

Bruno Gissoni, Yanna Lavigne e Maria Gadu - Foto: Reprodução
Xama, klebber Toledo, Alessandra Negrini, Bruno Gissoni, Yanna Lavigne e Mell Muzizllo. Foto: Reprodução Instagram




Crédito de imagens: Foto 1 Mre Gavião, Foto 2 Matt Souza, Foto 3,4,5 e 6 Reprodução Instagram

Fonte: Dani Raddi

O estresse com aliado

                                    SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                       O ...