sábado, 16 de setembro de 2023

Autocomprometimento

               .com/img/a/



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


Autocomprometimento

O autocomprometimento está ligado ao estabelecimento de metas mesmo diante de dificuldades e desafios. Mas o que considero ser o mais interessante é que o autocomprometimento reconhece que nossas vontades têm limitações.

A questão é que, na maioria das vezes, esperamos para acioná-lo quando estamos na compulsão. Neste estágio, vencer os impulsos que nos levam à busca de prazer fica ainda mais complicado.

Diante disso, entendemos que o autocomprometimento tem se tornado uma necessidade urgente. E por quê? Porque o acesso a produtos dopaminérgicos tornou-se muito fácil. Isso sem falar na variedade que é infinita. Desta forma, precisamos ter um compromisso conosco, com nossa vida.

autocomprometimento físico pode bem ser ilustrado por uma passagem da Odisséia de Homero. Depois da guerra, Ulisses desejava voltar para casa e encontraria inúmeros perigos no trajeto. O maior deles eram as sereias, que com seu canto, atraíam os marinheiros para os penhascos para encontrarem com a morte. Para resolver a questão, Ulisses ordenou que sua tripulação passasse cera de abelha nos ouvidos. Assim não ouviriam o canto. Tal experiência te diz alguma coisa? Do que você precisa se afastar?

autocomprometimento cronológico se relaciona ao uso dos limites de tempo e metas. Quando temos desejo por qualquer substância que me traga prazer, mas que é autodestrutiva, não seria interessante manter um programa de adiamento do seu uso? E usar esta estratégia constantemente? Em um século que queremos o tempo todo gratificações instantâneas, trabalhar no sentido de adiar, pode ser ou não um bom negócio?

Também, o autocomprometimento categórico nos ajuda a categorizar o que nos traz prazer em subtipos. Assim podemos escolher o que fazer ou usar, ou não. Neste sentido, pensar em substâncias ou ações que são saudáveis, pode ser uma boa ideia.

Como já relatou Immanuel Kant, “quando percebemos que somos capazes desta legislação interior, o homem natural se sente compelido a reverenciar o homem moral em sua própria pessoa”.

Ou seja, autoconhecimento é a chave para uma vida mais comprometida com o que é bom de verdade, pois como diz Anna Lembke: “O autocomprometimento é uma maneira de ser livre”.

Um fortíssimo abraço para você!

 

Referência:

LEMBKE, Anna. Nação dopamina. Trad. Elisa Nazarian. São Paulo: Vestígio, 2022.


Instagram: baunilha 45 e S48M7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará

                    Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará Arti...