domingo, 31 de dezembro de 2023

Experiências de amor

               .com/img/a/



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


Experiências de amor

É quase impossível não chegarmos ao último dia do ano e não olharmos no retrovisor para contabilizar todas as vitórias e lamentar por todas as coisas que não conseguimos realizar.

O mais interessante é que o que pensamos de imediato é nas realizações como, crescimento profissional, títulos recebidos, quantos bens conseguimos angariar, nas viagens que conseguimos fazer, móveis e automóveis que compramos e pouco em nossas relações interpessoais.

Se pesarmos na balança quanto num cotejo colocarmos os bens materiais e as relações que empreendemos, o que realmente nos trouxe mais satisfação?

Tenho pensado muito no que realmente faz a vida ter um significado especial. E as pessoas que me são caras e até as que não tenho muita intimidade tem povoado meus pensamentos.

Substitui o jargão relacionamento interpessoal por experiência de amor. Ao estar com as pessoas quero ter uma experiência de amor com elas e não um encontro casual, por mais que pareça que seja assim.

Diante disso, logo me vem a mente a frase de Cora Coralina que resume bem o viver experiências de amor: se passarmos pela vida das pessoas e não tocarmos no coração dela, realmente não passamos.

Acredito que é sobre isso: sobre ver o outro em uma dimensão muito maior de importância e carinho, de aceitação e fé, de doação e dedicação tão significativas, que os encontros não serão apenas para trocas de conversas ou favores, mas experiências ricas de amor que encherão nosso coração de gratidão, alegria, esperança e vontade de viver.

Assim temos um novo ano pela frente. Por mais que tenhamos feito planos, muitas situações, muitos encontros acontecerão sem aviso prévio. Alguns trarão alegrias e satisfação, outros trarão desgostos e angústia. No que vamos focar?

Que possamos vivenciar muitas experiências de amor, apesar das dores que muitas delas podem nos trazer.

Um fortíssimo abraço para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará

                    Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará Arti...