segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Atenção plena

                                     



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


Atenção plena

Estamos atravessando momentos tão intensos que perdemos a capacidade de viver o instante presente com leveza e verdade. E isso é tão real que a atenção plena vem ganhando um espaço significativo nas pesquisas.

E por que ela é tão importante? Porque na atenção plena nossa atenção fica no momento presente de forma intencional e sem julgamentos.

Mas como estamos sempre envolvidos com muito trabalho, diversas tarefas e demandas sem fim, esquecemos que a atenção plena precisa ser exercitada.

Precisamos compreender que ela é necessária. A vida não pode ser vivida no automático. Fica muito sem graça, sem vigor, sem viço. A atenção plena nos direciona ao autoconhecimento, porque nos possibilita ponderar nas atividades que estamos realizando. Sendo assim, conseguimos viver com intensidade, sem perder a alegria que o momento proporciona. E isso faz toda a diferença para nossa saúde total.

Porque quando estamos focados no que estamos realizando, ou vivendo ou observando, reconhecemos o que pode ser um gatilho que pode contribuir para que eu me prepare para alguma situação não muito agradável.

Uma prática muito pertinente para desenvolver a atenção plena é a meditação. Além de alargar o lobo frontal e permitir assim que decisões sejam melhores tomadas, ela permite que seu cérebro receba um exercício que é capaz de fortalecer os músculos da atenção plena, tornando-a mais eficaz e mais fácil de ser colocada em prática.

Mas não devemos nos enganar. A atenção plena nada tem a ver com esvaziarmos de pensamentos ruins, mas ela permite que mudemos a forma de lidar com esses pensamentos e emoções.

Acredito que vale a pena tentar. E você?

Um fortíssimo abraço para você! 


Instagram: baunilha45 e S48M7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará

                    Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará Arti...