terça-feira, 19 de março de 2024

Atitude

                                  



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                 Atitude


Muitas vezes questionamos a falta de atitude de algumas pessoas, ou de nós mesmos, diante de mudanças que deveríamos empreender.

Tomar atitude não é uma tarefa tão tranquila, mas podemos treinar nosso cérebro para torna-la mais fácil. Como? Vamos lá!

Lavar o carro pode não ser algo tão interessante para você. Toma seu tempo, te molha todo. Todavia se você vir o ato de lavar o carro como algo desagradável você terá uma atitude diferente do que se considerar a lavagem algo interessante e diferente de suas outras ações diárias. Neste momento, você estará trabalhando com seu cérebro para que ele veja que esta ação não é nada demais e fazer você mudar de atitude.

Parece simples, muitas vezes nem tanto, mas mudar de atitude traz um efeito gigante na nossa vida. Isso vale para uma lavagem de carro ou para qualquer outra atividade que realizar.

O denominador aqui é desejar ou não desejar. É o que faz toda a diferença. Vou explicar com um pensar de Judson Brewer, citando a Dra. Small. Ele diz que ela descobriu que o córtex cingulado posterior – a área do cérebro que ativa quando estamos envolvidos em uma experiência, mas que também se aquieta quando meditamos ou praticamos a atenção plena ou nos desapegamos, era a única que se ativava tanto no prazer quanto na repugnância. E o que isso quer dizer? Que esta área do cérebro ativa quando desejamos ou quando queremos que algo acabe logo.

Isso nos incita a um pensar interessante. O que é imperativo aqui? Termos consciência do que estamos fazendo. Se comer demais está me trazendo prejuízos, preciso validar este mal, entendendo que o comer em excesso está me prejudicando, mesmo que eu tenha uma sensação de prazer quanto acontece. Para perceber que lavar o carro pode ser algo bem interessante e não maçante e chato, preciso me conscientizar disso. Com a mudança de consciência, ativo meu córtex cingulado e mudo de atitude.

Mas preciso saber que nada é da noite para o dia. O treinamento não ocorre apenas em uma tentativa. Preciso ter paciência e constância. Mas no final vai valer a pena. Tenho certeza disso.

Um fortíssimo abraço para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará

                    Semana dos povos indígenas tem presença de Fafá de Belém, Xamã, Alessandra Negrini e Bruno Gissoni em Belém do Pará Arti...