Rádio


sexta-feira, 26 de julho de 2024

Geração ferrugem

                                 



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                       Geração ferrugem

Em recesso, nas andanças com meu filho, observei em alguns batentes, nas praias capixabas, muitas manifestações de ferrugem. Comecei a pensar em quanto esforço é feito para lidar com esse elemento corrosivo. Limpamos, lixamos, passamos tinta e, mesmo assim, com o tempo esta pintura se eleva e demonstra que há algo se deteriorando por baixo.

Todo esse processo me fez criar uma metáfora para nossa geração. Uma geração que se sabota de maneiras diversas, buscando tantos meios de fuga, de estar no mundo, mas que está se deteriorando aos poucos.

Não é uma morte súbita, algo impulsivo, quase instantâneo. Não! É um lento esmorecer. Uma lenta corrosão que, quando percebemos, vai minando nossas forças quase que imperceptivelmente.

Por isso precisamos ficar alertas.

Que tipo de vida vivo? Será que está em consonância com o que realmente gostaria de estar vivendo? Talvez a grande pergunta que deveríamos levantar seria: O que realmente quero para minha vida?

E a partir deste questionamento, traçar um plano para que nossa existência tenha significado. Caso contrário, estaremos enferrujando. Ou pior, acreditando que estamos vivendo, quando na verdade, estamos apenas existindo.

E esta é uma condição que não gostaríamos de estar. Se não, precisamos criar novos conceitos de vida, que nos mobilizarão a novas ações, para assim, encontrarmos um caminho mais trajetável para a vida.

E isso não é uma tarefa de outro mundo. Precisamos questionar tudo. A partir daí, buscar entender, por meio de caminhos possíveis, como conduzir a existência para um lugar mais tranquilo, mesmo em meio ao caos.

E este lugar tranquilo pode ser traduzido como as crenças que tenho para minha vida e que, muitas vezes, não são entendidas por muitos, mas que fazem minha vida ter significado.

O que precisamos entender é que, saindo do perigo da corrosão da ferrugem, qualquer caminho que me faça melhor, que se coadune com o que acredito e que transforme meu olhar para o mundo e para as pessoas sempre visando o bem, este é o percurso que quero tomar. E quem quiser que me siga.

Um grande abraço para você!

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Romildo dos Santos, conhecido como Billy Jackson, vem candidato para vereador de SP pelo partido PRTB

         Romildo dos Santos, conhecido como Billy Jackson, vem candidato para vereador de SP pelo partido PRTB Romildo dos Santos , conhecid...