Duda Oliveira expõe esculturas nas ruas, pelo projeto Intervenção Urbana e Democratização da Arte
Formas geométricas diversas e cores vibrantes interagem com as pessoas nas calçadas
O projeto "Intervenção Urbana e Democratização da Arte", da artista plástica niteroiense, Duda Oliveira, atravessa a Baía de Guanabara e desembarca no corredor cultural do Centro do Rio de Janeiro, na Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea, apresentando três esculturas em metal naval - 'Catavento', 'Panóptico' e 'Gigante' - com formas geométricas distintas e cores vibrantes, convidando o observador a interagir com elas, nas calçadas do Centro Cultural Correios RJ.
“Estou trazendo a arte para a rua porque nela encontramos pessoas despidas de convenções sociais, num mundo obcecado por valores materiais. A arte sendo usada para encantar, que não se quer vender, nem comprar. A rua e o pedestre passam a ser o observatório do artista”, diz Duda Oliveira.
Inspirada nos Parangolés de Hélio Oiticica, Duda Oliveira busca levar arte aos espaços públicos e a todas as pessoas que não se permitem entrar em espaços culturais, pois são locais que carregam estigmas de pertencerem apenas a uma elite sócio-econômico-cultural específica da sociedade. “Somente a arte tem o poder de propagar o acesso ao real e grande poder de transformação. A rua nos torna iguais, permitindo a verdadeira ordem democrática das coisas, a compreensão verdadeira e espontânea do belo", diz a artista plástica.
Método artístico e a arte ambiental
Escultura vermelha/preta - "Panóptico"- Foto: João Oliveira
Escultura amarela 1 "Catavento"- Foto: João Oliveira
Sobre Duda Oliveira
Até o fim de dezembro de 2021.
Fotos João Oliveira
Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário