Grupo Boticário inova com primeira embalagem cosmética do país feita de fibras de celulose
Material conhecido como PULPpack reduzirá em até 50% a utilização de polímeros PET por embalagem e chegará a conhecimento dos consumidores em 2022
O Grupo Boticário, aliando inovação e sustentabilidade, desenvolveu projeto piloto da primeira embalagem cosmética nacional utilizando material de fonte renovável e reciclável, feito basicamente de fibras vegetais. Chamada de Pulppack, a embalagem sustentável reduz o uso de polímeros PET em até 50%.
Para implementar esse novo conceito, a área de P&D do Grupo Boticário está realizando testes com frascos de NATIVA SPA 400ml, da marca O Boticário. A massa do frasco, já feita de material PET, foi reduzida em aproximadamente 50%. Para manter a resistência da embalagem, a estrutura externa será feita com o material PULPpack, composto por fibras de celulose misturadas com água e moldadas de acordo com a necessidade. A embalagem final atende também o conceito de disassembling, que facilitará o processo de reciclagem, pois é de fácil desmontagem e separação.
Este projeto de embalagens cosméticas é inédito no Brasil e chega para reforçar o trabalho do GB em prol do meio ambiente. "Não basta afirmar que a sustentabilidade está no DNA da nossa empresa, é essencial que todos os nossos processos estejam voltados para isso. Inovamos diariamente, buscando novas tecnologias que ofereçam soluções aos principais desafios de sustentabilidade da atualidade. Por isso assumimos metas ambiciosas que tem o objetivo de tornar o mundo melhor para as gerações futuras e estamos na busca incessante para atingi-las", afirma Gustavo Dieamant, Diretor de P&D do Grupo Boticário.
A fase de desenvolvimento deste material já dura vários meses, além disso testes ainda são realizados com a finalidade de garantir a excelência de qualidade característica dos produtos do Grupo Boticário. Após esta fase, a equipe de P&D estima que os primeiros protótipos serão lançados no mercado ainda no primeiro semestre de 2022. Mudança que será extremamente positiva para o mercado de beleza na busca por ser uma indústria cada vez mais sustentável.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma "Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais aqui.
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